sábado, 10 de maio de 2008

De volta a Luanda.

Olá,

Cá estou eu para contar como correu a viagem do Lobito para Luanda. Tudo correu pelo melhor e até foi uma viagem bem agradável. Para terem a noção, a distancia é semelhante a fazer Lisboa – Madrid, mas aqui não há auto-estradas! Existe uma espécie de estrada nacional. Esta viagem era de certa forma um risco, pois esta estrada é normalmente perigosa, mas inversamente iria permitir ter uma experiência, e conhecer o interior africano. A conduzir estava o Sr. Francisco, um motorista da ENE bastante experiente e conhecedor da respectiva estrada.

Com a saída marcada para as 5:30h da manhã, sendo que desta forma poderíamos escapar aos horários de maior calor, e também entrar o mais cedo possível em Luanda. E posso dizer que esta foi também uma experiência notável, uma vez que permitiu que pudesse ver e ter de certa forma algum contacto com a “savana africana”. De facto posso dizer que o interior de Angola tem paisagens absolutamente deslumbrantes, que só tinha visto até agora em filme ou na TV. O que me impressionou bastante é que andávamos km’s e km’s sem ver qualquer povoação e de repente aparecia alguém a pé junto à estrada, no meio do nada, e até encontrar novamente uma povoação mais uns quantos km’s, alem de que as povoações que se encontram são algumas cabanas em barro e com telhados em canas (típico de tribo africana). E posso dizer que foi esta beleza do interior de africa que me fez escolher o regresso a Luanda de carro em vez de avião. Em contraste também vi praias lindíssimas. Segundo consta esta estrada neste momento encontra-se em excelente estado comparativamente ao que tinha sido anteriormente, quando se demorava 4 dias entre Luanda e o Lobito. E hoje demoramos cerca de 6 horas. É esta beleza, este contacto que tenho tido com a população, que me fascina e que muitas vezes me fazem sonhar com uma viagem em raid, uma travessia de Africa. Um sonho para mais tarde concretizar.

Resta dizer que à entrada de Luanda aparece novamente a confusão e o caos no trânsito logo a fazer saudades do Lobito. Por aqui vou estar uma semana, onde vou estar a dar o curso 2273. Daqui a uma semana volto ao Lobito.

E é o que eu vos conto por hoje.

Sem comentários: